Ocata - Série de Notas de Versão¶
11.0.4-22¶
Problemas Conhecidos¶
[bug:1746706] Ao recarregar ou abrir uma página de detalhes baseada em Angular diretamente, o menu de navegação e a guia de navegação não são recuperadas apropriadamente, e o primeiro painel é focalizado. [bug:1746709] quando tentamos abrir uma página não existente baseada em Angular, a página “Not Found” (404) não é mostrada. Apenas uma página em branco com o menu de navegação será exibida.
Notas de Atualização¶
publicize_image
policy now has the same name both for image create and edit features and corresponds to the same one in Glance. If you changed the policy name manually to get feature working you have to rollback your changes before Horizon update.
Correção de Bugs¶
[bug:1681627] Um problema, em que a página de detalhes baseada em Angular (ngdetail page) não pode ser recarregada ou aberta via URL direta, foi corrigido. Observe que existem alguns problemas conhecidos descritos na seção Known Issues.
[bug:1859041]
image:publicize_image
policy is renamed topublicize_image
to be the same as Glance has.
11.0.3¶
Novos Recursos¶
Adicionada uma nova configuração
create_volume
debaixo do dicionárioLAUNCH_INSTANCE_DEFAULTS
. Isto lhe permite definir o valor padrão de “Criar Volume”, quando o Cinder está disponível.
Correção de Bugs¶
Previamente o Horizon assumia somente
volume
como um endpoint para o Cinder, independentemente da versão da API. Como resultado, se os implantadores configuram um endpoint de API Cinder v2/v3 comovolumev2
ouvolumev3
, os menus relacionados a Volume – “Criar Volume a partir de snapshot de instância” e “Criar instância a partir de Volume” – não eram mostrados. O Horizon agora verifica a disponibilidade do serviço Block Storage olhando para todos os possíveis endpointsvolume
,volumev2
evolumev3
.
11.0.0¶
Prelúdio¶
O painel Flavor agora pode ser configurado para utilizar ou o modo legacy ou código Angular.
Em um esforço em estabelecer convenções do Angular, utilize o framework do toastService no lugar do antigo horizon.alert(…) no código do lado cliente. horizon.alert ainda é utilizado pelo framework de mensagens do Django, assim, horizon.messages.js ainda existe.
Novos Recursos¶
Adicionado suporte à federação Keystone para Keystone (K2K) no Horizon. Se o Keystone estiver configurado com K2K e tiver provedores de serviço, a lista dos provedores Keystone irá aparecer em um menu suspenso. Em local_settings.py você pode opcionalmente definir o nome de apresentação do provedor de identificação com
KEYSTONE_PROVIDER_IDP_NAME
ou definir o id do provedor que é utilizado para comparar com outros provedoresKEYSTONE_PROVIDER_IDP_ID
. [blueprint k2k-horizon].
Os comandos run_tests atrelados ao código para extração de strings traduzíveis e atualização de catálogos de mensagens foram portados para comandos de gerenciamento Django como extract_messages e update_catalog. Estes aceitam diversos parâmetros para torná-los mais fáceis de usar com customizações downstream e modificações de strings, mas o comportamento padrão é o mesmo de antes.
As abas do painel Acesso & Segurança foram movidas para o seu próprio painel para uma navegação mais clara e melhor performance. Acesso à API e Pares de Chaves agora residem no grupo de painel Computação. IPs flutuantes e Grupos de Segurança estão agora no grupo de painel de Rede.
Botões de download para arquivos OpenStack RC foram adicionados ao menu suspenso no canto superior direito do Horizon.
Implementa a funcionalidade “filtrar primeiro” para painéis de identidade como projetos, usuários, grupos e funções. A fucnionalidade Filtrar Primeiro é descrita em <https://blueprints.launchpad.net/horizon/+spec/admin-views-filter-first>`
ANGULAR_FEATURES agora permite que uma chave ‘flavors_panel’ seja especificada como True ou False indicando se a versão Angular do painel está ativada.
Testes de integração para recursos de Flavor podem também ser intercambiados em openstack_dashboard/test/integration_tests/horizon.conf utilizando o recurso ‘panel_type’ na configuração ‘flavors’ , seja definindo para ‘legacy’ ou ‘angular’ para corresponder ao tipo de painel habilitado.
Um novo painel de Perfil no dashboard do Desenvolvedor é introduzido. Ele integra a biblioteca osprofiler dentro do horizon, implementando assim o blueprint openstack-profiler-at-developer-dashboard. Inicialmente o perfil está desativado. Para ativá-lo o valor
OPENSTACK_PROFILER['enabled']
tem que serTrue
. Isso, por sua vez, pode ser conseguido copiando arquivos _9030_profiler_settings.py.example and _9030_profiler.py para openstack_dashboard/local/local_settings.d/_9030_profiler_settings.py e openstack_dashboard/local/enabled/_9030_profiler.py respectivamente. Também, por padrão ele espera que o cluster MongoDB esteja presente no mesmo host onde o Keystone está localizado (digamos, em uma VM Devstack). Mas ele também pode ser configurado com parâmetros com valoresOPENSTACK_PROFILER['notifier_connection_string]'
eOPENSTACK_PROFILER['receiver_connection_string']
. O MongoDB deve ser instalado manualmente e habilitado a receber requisições na interface 0.0.0.0.
Notas de Atualização¶
As configurações
TEMPLATE_*
foram substituídas por um dicionárioTEMPLATE
. Isso provavelmente causará problemas ao portar configurações para esta versão do Horizon. A configuração TEMPLATE_DEBUG foi removida e está ligada à configuração DEBUG agora. Uma explicação detalhada deste dicionário pode ser encontrada em https://docs.djangoproject.com/en/1.10/ref/settings/#templates
As funções
is_authenticated()
eis_anonymous()
na classeUser
do Django OpenStack Auth são propriedades quando estão rodando sob o Django 1.10, e não pegam mais o parâmetro margin.
Os logos no Horizon (anteriormente logo-splash.png e logo.png) agora carregam arquivos SVG em vez de PNG. Os logos padrão foram atualizados para refletir a nova marca OpenStack.
O dashboard LBaaS v1 foi removido. O recurso LBaaS v1 foi removido do neutron-lbaas no Newton, mas o dashboard LBaaS v1 no Horizon foi mantido apenas para compatibilidade retroativa na versão do Newton, de modo que os operadores possam atualizar o Horizon primeiro. Observe que o suporte do Dashboard para LBaaS v2 é fornecido como um plugin do Horizon via projeto neutron-lbaas-dashboard.
Os arquivos ativados para desenvolvedor foram movidos de
openstack_dashboard/enabled
paraopenstack_dashboard/contrib/developer/enabled
. Para ativá-los, copie dentro deopenstack_dashboard/local/enabled
e definaDEBUG = True
.
Qualquer uso passado da Swift UI do Django não é mais suportado e o código está sendo removido. Em vez disso, a nova versão baseada em AngularJS deve ser utilizada.
A atualização Angular Bootstrap contém uma alteração de ruptura à medida que as diretivas e serviços desta biblioteca foram renomeados. Veja https://github.com/angular-ui/bootstrap/wiki/Migration-guide-for-prefixes
Notas de obsolecência¶
O script run_tests.sh agora está obsoleto e toda a funcionalidade foi fornecida ou pelo tox ou pelo manage.py. O script run_tests será removido em Queens(13.0).
O método initScope para serviços de ação está obsoleto, com o novo método initAction adicionado que não passa um escopo. O método permitido e executado agora está passando um escopo para contexto além do primeiro item/items de argumento. O parâmetro “scope” para o método WizardModalService modal() também está obsoleto, e será ignorado em versões futuras do Horizon.
A função fix_auth_url_version() deve ser removida da biblioteca openstack_auth tão logo o Horizon não mais precise dela. A função substituta é fix_auth_url_version_prefix() que retorna uma url corrigida e um flag booleano indicando se a url foi realmente corrigida. Tendo um flag separado permite emitir mensagens de alerta mais precisas sobre inconsistências na URL do enpoint do Keystone.
O código de telemetria no Horizon, está obsoleto e desativado para diversas versões agora. O código agora foi removido da árvore.
Remoção do código de UI Swift anteriormente obsoleto que foi substituído por uma versão Angular aprimorada em Mitaka.
Todas as versões anteriores de horizon.alert(…) utilizadas pelo lado cliente foram substituídas por horizon.toast. Mensagens de alerta via horizon.alert(…) devem ser evitadas ao se escrever código novo em JavaScript. Deve ser utilizado horizon.toast.add(‘error’, gettext(…)) em seu lugar.
Correção de Bugs¶
[bug 1618235] O usuário agora pode deletar todos os caracteres digitados na entrada de pesquisa sem que a faceta selecionada desapareça quando o último caractere é excluído.
[bug 1635505] O Horizon agora permite utilizar corretamente a tecla de seta dentro da entrada de pesquisa, sem disparar uma nova busca de texto que atualiza o conteúdo da tabela abaixo.
Não mais existem quaisquer mensagens de
WARNING
relativas à painéis de desenvolvedor nos logs.
Outras Notas¶
O menu segue a posição de entrada de pesquisa à medida que o usuário adiciona mais facetas
XStatic-Angular atualizado de 1.4.10.1 para 1.5.8.0
XStatic-Angular-Bootstrap atualizado de 0.11.0.0 para 2.2.0.0
XStatic-Angular-Gettext atualizado de 2.1.0.2 para 2.3.8.0
XStatic-Bootswatch atualizado de 3.3.6.0 para 3.3.7.0
XStatic-D3 atualizado de 3.1.6.2 para 3.5.17.0
XStatic-Font-Awsome atualizado de 4.5.0.0 para 4.7.0.0
XStatic-JSEncrypt atualizado de 2.0.0.2 para 2.3.1.0
XStatic-Robonto-FontFace atualizado de 0.4.3.2 para 0.5.0.0